Como lavar o portão

Não importa se você já tem um portão de ferro instalado ou se está em contato com serralherias para construir o portão… Mais cedo ou mais tarde você vai acabar se perguntando sobre a forma correta de lavar o portão.

Como será que se limpa um portão de ferro?

Qual a melhor maneira de lavar portões metálicos?

Assim como a dúvida sobre qual é o melhor motor para portão eletrônico, esta sobre a limpeza de portões também é super pertinente já que eles não são portões baratos e que podem ter sua durabilidade extremamente reduzida caso você não saiba fazer corretamente a sua limpeza.

Este tipo de manutenção preventiva é uma das principais formas de garantir que o portão dure o máximo que ele pode durar: várias décadas a fio.

Eles normalmente não precisam de tanta atenção quanto os portões de madeira mas a limpeza é fundamental para prolongar sua vida útil.

Por que limpar o portão

Detectar precocemente quaisquer sinais de desgaste ou corrosão pode significar muitos anos a mais com o mesmo portão em funcionamento.

Por isso listamos aqui uma série de dicas para você lavar seu portão, eletrônico ou não, e garantir que ele consiga controlar por muitos anos quem entra e quem sai da sua casa. Vamos às dicas?

Dicas para você lavar o portão

Como lavar meu portãoVocê pode lavar o portão com uma mangueira de jardim, uma esponja, detergente neutro, um balde comum, um pincel, lixa e primer.

Uma boa forma de fazer esta limpeza é utilizando o balde para misturar um pouco de detergente neutro com água morna.

A ideia é misturar o detergente com a água morna até fazer um pouco de bolhas e em seguida mergulhar a esponja no balde.

Esfregue toda a extensão dos portões com a esponja e em seguida enxágue com água utilizando a mangueira.

Você pode usar o pincel para limpar os trilhos do portão, seu guia superior ou outros pontos que vão variar de acordo com o tipo do portão.

Enxague bem os dois lados para evitar que fiquem resíduos de sabão e impurezas no portão. Tanto a sujeira quanto o próprio sabão pode danificar o portão caso permaneçam depois da limpeza.

Depois de limpar o portão é interessante secá-lo. A água é uma grande vilã quando se trata dos portões de ferro. Com a ajuda de uma toalha, retire toda a umidade que ficar no portão depois do enxágue.

Se encontrar ferrugem no portão

Como limpar o portãoDepois de lavar todo o portão é possível que você encontre alguns pontos de ferrugem. Se for o seu caso, é hora de limpar esta ferrugem e evitar que ela continue corroendo o portão.

Em seu estágio inicial a ferrugem pode ser removida facilmente. Entretanto, se ela ficar muito tempo agindo no ferro, ela pode ser extremamente complicada de se remover.

Para retirar a ferrugem basta utilizar a lixa para esfregar as partes atingidas. É interessante lixar as duas faces do portão no local onde ele for atingido pela oxidação.

Assim que terminar de lixar, lave o portão novamente da forma descrita no início do texto e seque-o bem utilizando uma toalha.

Depois de aproximadamente meia hora, aplique o primer seguindo as instruções do rótulo para evitar a formação de novos pontos de ferrugem.

Uma boa opção é aplicar o primer utilizando um compressor ou algo que consiga fazer uma espécie de pulverização. Se for possível, também, utilize duas demãos do primer para proteger ainda mais o portão.

Depois de todo este passo a passo para limpar o portão, nossa dica é aproveitar para refazer a pintura do portão. Escolha uma tinta própria para pintar ferro e “mande ver”!

Tintas próprias para portões de ferro oferecem uma proteção ainda maior.

Se ficou alguma dúvida com relação à limpeza de portões de ferro, deixe pra gente nos comentários! Se acha que faltou alguma coisa ou alguma dica, fale com a gente! Estamos prontos para receber suas dicas e sugestões!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here