Todos, absolutamente todos que trabalham em serralheria ou com solda diariamente, ao menos um dia na vida já teve os olhos queimados por soldar sem máscara. A queimadura na visão provocada pela solda sem equipamento de proteção deixa os olhos ardendo, a visão embaçada, opaca ou completamente branca. É uma ardência que não deixa a pessoa dormir e provoca um arrependimento rápido de ter soldado sem a máscara de solda. Rápido também é a promessa de que nunca mais vai deixar de proteger os olhos para trabalhar com solda…

Hoje vamos falar um pouco dessa situação que não é bem comum mas que acontece ao menos uma vez na vida de quem trabalha com solda. Vamos esclarecer o que você pode fazer para amenizar o desconforto da vista queimada pela solda e também algumas dicas para que você não sofra com esse tipo de problema no futuro.

Queimaduras na visão e seus tratamentos

Existem diversas formas de queimar as vistas e cada queimadura age nos olhos de uma maneira diferente…

Queimadura química

Álcool, água sanitária, cloro, cal e outros produtos são famosos por provocar queimaduras na visão. Deve-se fazer a irrigação imediata dos olhos com água corrente ou soro fisiológico. É importante molhar generosamente o olho afetado por cerca de 20 minutos, puxando as pálpebras para lavar bem a conjuntiva embaixo delas. Chegando ao oftalmologista, provavelmente ele vai lavar seus olhos novamente, prescrever o uso de um colírio anestésico, de uma pomada e fazer um curativo oclusivo para evitar o contato dos olhos com mais luminosidade.

Queimadura térmica

Água fervendo, pontas de cigarro e até mesmo o vapor de substâncias quentes podem lesar nossa visão. Este tipo de queimadura normalmente atinge mais as pálpebras do que o olho de fato. A pálpebra queimada cicatrização em alguns dias e, devido à sua retração, pode deixar o olho exposto. Se isso acontecer, pode ser necessário protegê-lo com pomadas ou lentes de contato gelatinosas. Chegando ao oftalmologista, provavelmente ele vai lavar seus olhos e procurar por algum resíduo que possa ter ficado no seu olho. O tratamento deve ser feito com colírio antibiótico e, dependendo da situação, a aplicação de curativo.

Queimadura elétrica

Aqui é que a gente se encontra! A queimadura por utilização de máquina de solda costuma lesar a córnea formando uma ceratite, que é a inflamação na córnea. É uma queimadura dolorosa mas via de regra não apresenta grande gravidade. Chegando ao oftalmologista provavelmente ele vai lhe recomendar o uso de um colírio anestésico, vai realizar a lavagem dos seus olhos com soro fisiológico e fazer a oclusão com pomada Epitezan. Dependendo da gravidade dos danos, pode ser necessário o uso de analgésicos potentes.

Das queimaduras oculares, a queimadura química normalmente é a mais severa, mas a queimadura por solda não pode, de maneira alguma, ser menosprezada!

Como a solda queima a visão

Depois de trabalhar o dia inteiro na construção civil ou na serralheria é que a pessoa percebe o incômodo nas vistas. Normalmente esse desconforto só aparece mesmo depois do banho, quando a pessoa para com tudo e está pronta para relaxar. Como dissemos, acontece ao menos uma vez com o serralheiro mas pode acontecer bastante com quem trabalha como ajudante de soldador.

A radiação luminosa do arco de solda pode causar queimaduras sérias na córnea e na retina do soldador, do ajudante e de qualquer pessoa que esteja no local e olhe, ainda que brevemente, para a fonte de luz.

“Os efeitos da queimadura na córnea só começam a aparecer de 6 a 10 horas depois da exposição.”

Na prática, a visão da pessoa pode estar sendo queimada pela solda e ela nem percebe na hora. É como se a pessoa estivesse mordendo a língua depois de tomar anestesia no dentista: ela só vai perceber o estrago horas depois, e aí já não há como desfazer o dano, só resta tratá-lo.

A visão do soldador

O soldador inexperiente não imagina que os danos podem ser sérios e acaba negligenciando o uso da máscara como proteção para as vistas. O soldador experiente pode ser teimoso e preferir a liberdade de trabalhar sem aquele capacete enorme de proteção…

A visão do ajudante

A visão do ajudante também acaba sofrendo mas normalmente por razões diferentes. Normalmente a máscara é usada pela pessoa que está lidando diretamente com a solda e os ajudantes, que muitas vezes estão auxiliando o soldador e cuidando também de outras coisas como a limpeza e a organização das ferramentas e do ambiente como um todo, acabam ficando sem essa proteção para os olhos.

Acontece também da pessoa nem trabalhar no setor que lida com solda mas precisa transitar no ambiente com alguma frequência e acaba tendo sua visão queimada pela luminosidade provocada pelos arcos de solda.

O que fazer

Depois de perceber que você teve a visão queimada pela solda, a primeira coisa que você deve fazer é avaliar o tamanho do dano.

“Não subestime os sintomas!”

Se está sentindo muita dor, o dano certamente foi severo e não deve ser negligenciado.

Se não há dor, apenas um leve incômodo, talvez a queimadura na visão tenha sido superficial e algumas medidas básicas poderão lhe ajudar.

Queimadura leve na visão

Se a queimadura foi leve, o uso de um colírio pode ser a solução. É tentador ficar “curtindo” a dor na cama mas o melhor a se fazer é pedir alguém para buscar um colírio na farmácia mais próxima e utilizá-lo. Esses colírios são muito conhecidos em qualquer farmácia de bairro, basta que você mencione que o paciente queimou as vistas com solda.

Veja esse breve vídeo que encontramos no Youtube onde o rapaz fala sobre um colírio específico…

É usar e a ardência nos olhos passa em pouco tempo.

Queimadura grave na visão

Não menospreze os sintomas! Se sentir que a queimadura foi grave, corra para o médico!

“Sim! SE A DOR for INTENSA, PROCURE UM MÉDICO já!”

Colírios analgésicos podem ajudar mas se você queimou seus olhos com a solda de forma grave, é importante passar pela avaliação de um profissional para evitar que o problema se torne crônico ou para avaliar a necessidade de alguma intervenção.

Remédio para queimadura de solda nos olhos

O remédio recomendado para queimaduras na visão é o colírio da Still. É um analgésico para os olhos que reduz o desconforto de forma eficaz e aparentemente é o mais usado pelos soldadores aqui no Brasil.

Esse tipo de queimadura pode ter diversos níveis de severidade, mas, ainda que seja uma queimadura leve, é importante tratar para evitar que o problema se agrave. Existem alguns remédios caseiros para queimaduras mais brandas e remédios para situações em que a visão for seriamente danificada pelo dia de trabalho com solda. Particularmente, prefiro contar com um colírio de farmácia do que experimentar rodelas de batata, lente frio, etc.

Como evitar os danos à visão decorrentes da solda

Simples: use EPI! O equipamento de proteção individual neste caso é a máscara, que pode ser passiva ou automática. Veja os vários modelos no Mercado Livre.

A máscara de proteção passiva é aquela que mantém o visor escuro durante 100% do tempo.

Já a máscara de proteção automática, escurece o visor apenas quando o arco de solda é criado. As duas são excelentes na proteção dos olhos contra queimaduras de solda e você não deve negligenciar seu uso, afinal, como você viu, este tipo de dano nos olhos pode ser seríssimo!

Em breve falaremos mais sobre as máscaras de proteção para os olhos.

Conclusão

Queimou os olhos com solda e está doendo muito? Procure um médico!

Queimou os olhos com solda e está sentindo um leve incômodo? Experimente o colírio!

É a forma mais simples de lidar com a visão queimada depois de um dia de trabalho com solda. Qualquer dúvida que tenha ficado com relação às queimaduras da visão devido à solda, fale conosco através do campo de comentários!

2 COMENTÁRIOS

  1. Mano eu acordei 3 horas da manhã com as vistas imbassadas meio branco to até agora 4:26 da manhã tá ardendo de mais os olhos e enxergando tudo branco bem ibassado
    Soldei ontem olhei pra claridade uns 40 minutos ou mais trabalhando com a balmer vulcano ind 4000 comprei faz 2 dois dias
    Tudo inbassado e os olhos ardendo muito e lacrimejando e muito avermelhado tomará que volte al normal estou com medo mano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here