Diminuindo o barulho do portão

É comum vermos as pessoas reclamando acerca do ruído gerado pelo portão. Já não é raro recebermos mensagens de pessoas querendo diminuir o barulho do portão de sua casa.

Portões residenciais e de condomínios podem ser verdadeiros pesadelos para o sossego de quem por perto pois, dependendo de alguns fatores, podem ser extremamente barulhentos.

Quando se trata de um portão de garagem a situação pode ser ainda pior por se tratar de peças maiores e mais pesadas.

Imagine então quando é um portão eletrônico… São várias as situações em que este tipo de portão pode fazer mais ruído do que é possível suportar durante o dia e sobretudo à noite, quando a cidade é mais silenciosa.

Hoje listaremos aqui alguns itens que podem fazer com que seu portão faça muito barulho. Identificar o motivo de tanto ruído é essencial para começar a resolver a questão.

O que deixa o portão barulhento?

Lubrificante para portãoLubrificação do portão

Se o seu portão está fazendo muito barulho, a primeira coisa que você deve verificar são as dobradiças.

Muitas vezes elas estão enferrujadas e acabam produzindo um ruído que é característico da falta de lubrificação.

Portões mais pesados podem apresentar um ruído simplesmente insuportável quando precisam de lubrificação nas dobradiças.

Vibração do portão

Um segundo ponto que é importante verificar é o que chamamos de “unidade do portão”. Todo portão é composto pela união de várias peças.

Portão de grade vibra maisVocê provavelmente não encontrará um portão que não é feito soldando uma série de chapas, tubos, grades, roldanas, perfis, cantoneiras, cremalheiras e vários outros componentes. E os portões de grades são especialmente piores neste sentido. Normalmente são os que mais vibram e produzem ruídos.

Mesmo sendo feito desta maneira, nenhuma destas partes pode ficar vibrando com a movimentação do portão. Infelizmente acontece bastante e é uma das principais causas do ruído excessivo do portão.

Portões eletrônicos podem produzir ruídos inclusive com o próprio motor, já que ele também é um componente formado pela união de várias peças.

É relativamente fácil identificar se o barulho do seu portão é proveniente deste tipo de vibração.

Se for, geralmente utiliza-se apoios anti vibratórios semelhante aos usados em carros, pelos especialistas chamados de “tira grilos”.

Roldana de nylon para portãoMaterial usado na fabricação do portão

Um terceiro item que pode ser verificado quando o objetivo é reduzir o barulho do portão, e acredito que deve ser uma última análise, é o material dos componentes usados na fabricação do portão.

Os materiais usados para fabricação de portões melhoraram muito nos últimos anos e os materiais mais antigos são, por via de regra, bem mais barulhentos.

Como exemplo podemos citar as roldanas que, antigamente eram feitas de aço e hoje em dia já podem ser encontradas de Nylon e Fibra de Vidro.

São materiais extremamente resistentes porém muito mais silenciosos que podem incrementar a qualidade na fabricação de portões.

Motor usado no portão eletrônico

Quando se trata de portões eletrônicos barulhentos, o primeiro item que precisa ser verificado é o motor. Já escrevemos um texto falando um pouco sobre os diferentes motores usados em portões eletrônicos. Se quiser dar uma olhada, segue o link:

Motor do portãoO uso de motores mais ruidosos pode se tornar um pesadelo para moradores próximos ao portão, como os vizinhos da residência ou os primeiros andares do prédio.

O ideal é investir na compra de motores de qualidade pois são geralmente mais silenciosos e tem uma durabilidade maior quando comparados com motores de baixo custo.

Independente do tipo do portão, o ideal é fabricá-lo utilizando boa matéria prima e componentes de qualidade. Assim você evita dores de cabeça como o excesso de ruído ao abrir e fechar o portão.

Espero que você tenha gostado do texto e que consiga eliminar o barulho do seu portão. Se ficou alguma dúvida, deixe pra gente nos comentários!

Se faltou alguma coisa no texto, alguma dica, fale com a gente! Estamos sempre prontos para receber suas sugestões!

4 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pela matéria, as causas são claras, difícil é convencer o síndico que o ruído do porta é extremamente inconveniente.

    Espero que exista alguma base jurídica para se fazer “entender” que existe a necessidade de manutenção.

  2. Qual o nivel de ruido ( Decibel) permitido quando se fecha o portão com fechamento automatico.
    Muito obrigado Marcello

    Responder

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here