Quem está entrando no mercado da serralheria, e decide comprar uma máquina de solda, pode encontrar uma série de pontos de interrogação. São diversas dúvidas que surgem desde a escolha do melhor modelo de inversora até mesmo no melhor lugar para adquirir a máquina para soldar.
Pensando nisso, resolvemos fazer uma pesquisa e trazer para vocês a avaliação de uma máquina de solda com excelente custo benefício sem deixar de lado a potência e a qualidade.
Como sempre, vamos começar bem do início…
O que é uma inversora de solda?
A definição de inversora de solda é algo complicado de se dizer pois, na maior parte das vezes, as pessoas dizem que uma inversora é uma máquina usada para soldar. Contudo, o que você precisa saber é que, assim como em vários outros setores, os equipamentos e processos utilizados para fazer a soldagem de objetos metálicos se modernizaram bastante e só então surgiram as tais inversoras.
Os modelos mais antigos utilizados para fazer soldagem, ditas máquinas de solda, também conhecidas como transformadores de solda, eram pesados, produzem ruído excessivo e muito respingo. Como se não bastasse, as transformadoras de solda só conseguiam trabalhar com um tipo de eletrodo.
Com o passar do tempo e o advento de novas tecnologias, se tornou comum no mercado este novo tipo de máquina de solda: a Inversora de Solda. Ela possui funções e características especiais e você vai ver algumas delas ainda neste texto.
Mas respondendo à pergunta, o que é uma inversora de solda…
Inversora de solda é o equipamento utilizado para soldar, porém, mais moderno, completo e eficiente que os transformadores de solda.
A inversora é um equipamento muito comum em serralherias e ideal para realizar a soldagem de estruturas leves.
Agora que você já sabe o que é uma inversora de solda, vamos para o ponto desta publicação: qual a melhor inversora de acordo com o custo benefício?
A melhor inversora de acordo com o custo benefício
Voltando ao ponto deste artigo, vamos te apresentar uma inversora para que você não tenha dores de cabeça com relação à assistência técnica, com relação à durabilidade e também à eficiência.
Na hora de comprar uma inversora, a primeira coisa que recomendamos ficar atento é à marca.
Não recomendamos comprar máquinas para soldar importadas pois se ela apresentar algum defeito você pode ter problemas com a assistência.
E quando falamos de máquinas importadas, nos referimos à presença delas aqui no Brasil. Na prática, quase 100% dos equipamentos encontrados por aqui são produzidos na China. E já faz muito tempo que a China deixou de ter aquele rótulo de produzir coisas ruins!
Por isso, o que importa é se a empresa que está vendendo tem sede aqui, tem uma rede de assistência técnica instalada no país, tem peças de reposição disponíveis para inundar o mercado e favorecer a concorrência e seus benefícios… É isso que importa na prática!
Dito isso, nós recomendamos uma marca bastante conhecida e que atende a todos estes requisitos que citamos: o modelo que apresentaremos é uma inversora ESAB.
Na realidade, antes da marca é preciso se atentar às suas reais necessidades. Se você for realizar trabalhos pequenos, comuns em serralherias, esta é a máquina de solda que reconhecemos com excelente custo benefício:
Sobre a melhor máquina de solda para serralherias
Esta máquina é ideal para soldar com eletrodo revestido e também para trabalhar com o processo TIG. Ela possui duas entradas frontais com conectores do tipo fêmea, uma com polo positivo e a outra com polo negativo.
Na entrada positiva você conecta um cabo com o porta-eletrodo e na entrada negativa você conecta o cabo com a garra negativa, também chamada de alicate. Esta garra negativa deve ser presa no cavalete metálico ou na peça que você pretende realizar a soldagem.
Ainda na parte frontal da máquina, é possível ver dois indicadores luminosos: um que indica o funcionamento da máquina e o outro que indica o super aquecimento. Este segundo só irá acender caso sua inversora esteja aquecendo além do limite recomendado.
Além destas entradas e dos LEDs, a frente da máquina conta com um potenciômetro para ajuste da corrente que pode variar de 5 até 200 amperes e uma chave seletora par alternar entre o processo de solda com eletrodos revestidos e para o processo TIG.
Na parte traseira do equipamento fica a chave para ligar e desligar e a saída do ventilador responsável pela refrigeração da inversora.
Por que recomendamos esta?
Recomendamos esta máquina para você que está montando sua serralheria por dois simples motivos: é uma máquina de qualidade excelente e conta com uma assistência técnica igualmente boa.
Assistência Técnica para esta inversora em Belo Horizonte
BAIÃO SOLDAS – IRMÃOS BAIÃO & CIA LTDA
Avenida Henrique Diniz 145, Nova Cachoeirinha
Belo Horizonte / MG – CEP: 31250620
Telefone: (31) 3422-8383
Email: comercial@irmaosbaiao.com.br
Características
- Prontos para uso – já vem com garra obra e porta eletrodo;
- Projetada para trabalhar ligada em gerador de energia;
- Fácil transporte – confortável alça tiracolo;
- Fácil de usar – painel simples de fácil ajuste;
- Soldagem de alta qualidade – arco estável e macio;
- Ideais para soldar com diversos Eletrodos OK;
- Compatíveis com geradores de energia;
- Melhor relação peso x potência da categoria – 200 A em apenas 6 kg;
- Soldagem TIG – Proporciona Excelente soldabilidade no processo TIG mesmo em baixas correntes;
- Soldagem Eletrodo Revestido – Ótima Soldabilidade com eletrodos celulósicos e 7018 de até 4mm;
- Chave seletora de processo TIG / Eletrodo revestido no painel frontal;
- Ótima soldabilidade com eletrodos celulósicos;
- Solda com Eletrodos OK 48.04 de até 4 mm;
- Elevado Ciclo de Trabalho;
- Excelente soldabilidade no processo TIG;
- 2 anos de garantia.
Ficha Técnica
Dimensões
Altura 240 mm
Comprimento 320 mm
Largura 150 mm
Especificações do Equipamento
Em MMA
Classe de proteção IP 23S
Fator de Potência em Corrente Máxima 0.68 %
Tensão a Vazio VDC 78 VDC
Em TIG
Classe de proteção IP 23S
Faixa de Corrente MMA/DC 5 – 200 A
Fator de Potência em Corrente Máxima 0.68 %
Tensão a Vazio VDC 5 VDC
Fusível
Disjuntor – Corrente 32 A
Peso
Peso 6 kg
Taxa de Eficiência
Eficiência em Corrente Máxima 85 %
Tensão Nominal de Entrada
Fases 1
Frequência de Alimentação 50/60 Hz
Potência 8.36 kVA
Tensão de Alimentação 220/240 VAC
Tensão Nominal de Saída
Ciclo de Trabalho 20 %
Corrente de Saída DC 200 A
Tensão de Saída (DC) 24 VDC
Ciclo de Trabalho 60 %
Corrente de Saída DC 115 A
Tensão de Saída (DC) 20.6 VDC
Ciclo de Trabalho 100 %
Corrente de Saída DC 90 A
Tensão de Saída (DC) 19.6 VDC
O que mais importa na hora de comprar a máquina de solda?
Além destes pontos que citamos no início do texto, acreditamos que é importante ter em mente o motivo que te leva a comprar a máquina de solda. Nos referimos ao que você vai fazer com a máquina. É importante dizer que esta máquina atende muito bem mais de 99% de todas as serralherias de bairro que conhecemos.
Justamente por isso recomendamos que você não se deixe iludir com marcas pouco conhecidas e com preços muito baixos pois, além de contar com a qualidade da ESAB você também pode contar com a sua rede de assistência técnica que é eficiente no Brasil.
Se você deseja comprar uma máquina de soldagem para sua serralheria, ou se você está começando no ramo e não quer passar raiva com equipamentos muito baratos e de pouca qualidade, pode confiar: a máquina de solda ESAB LHN 220i Plus é a melhor que você pode comprar neste momento e provavelmente te atenderá por longos anos!
Esperamos que tenha gostado do texto onde mostramos a melhor máquina de solda para serralherias. Se ficou alguma dúvida, deixe pra gente no campo de comentários pois este universo de serralherias é muito extenso e certamente não cobrimos tudo sobre máquinas de soldagem neste texto, não é mesmo?
achei seu comentário excelente mas tenho uma pergunta importante : pode ser usado eletrodo para ferro fundido nessa inversora ?