Todo serralheiro é vidraceiro?

Serralheiros e Vidraceiros

Muitos se perguntam sobre as habilidades necessárias para trabalhar com metais e vidros. A questão é a seguinte:

Todo serralheiro é vidraceiro? E o vidraceiro é sempre serralheiro também?

Para responder a esta pergunta, é necessário olhar pra trás e ver como estes dois profissionais trabalhavam.

Serralheiros e vidraceiros de antigamente

Há algum tempo atrás os serralheiros eram, por via de regra, contratados para fabricar as esquadrias enquanto os vidraceiros aguardavam para poder fazer a instalação dos vidros nas portas ou janelas do cliente.

Serralheiros de hoje em dia

SerralheiroAtualmente tudo mudou. Nestes últimos 30 anos os serralheiros passaram a trabalhar também no domínio do vidraceiro e este, o vidraceiro, ao contrário do serralheiro, acabou se especializando ainda mais em vidros.

Nos dias de hoje é comum ver vidraceiros que não sabem lidar com serralheria ou não investiram na compra do maquinário específico para lidar com solda de metais.

Aos poucos estes profissionais, geralmente empreendedores donos de suas próprias serralherias, acabaram dominando o setor dos pequenos vidraceiros que continuaram focando na instalação de vidros em portas e janelas.

Os clientes de hoje em dia

Hoje o cliente está extremamente exigente e sem tempo a perder com a contratação de vários profissionais para resolver um mesmo problema. Geralmente ele prefere contratar apenas um profissional que apresente uma solução para seu problema.

Hoje é inimaginável que alguém contrate uma empresa para fabricar uma porta de metal e uma outra empresa para instalar os vidros desta porta.

Como se não bastasse esta falta de tempo, o cliente exigente também prefere produtos e serviços diferenciados. Em outras palavras, a procura por duas empresas diferentes para solucionar o mesmo problema é praticamente uma loucura, um hábito em extinção!

Se o cliente quer instalar um portão em sua residência, ele não quer saber quem vai instalar os vidros e quem vai instalar o motor do portão! O que ele quer mesmo é entrar em contato com uma empresa que consiga resolver o problema de maneira rápida e eficaz.

Provavelmente você já foi em supermercados e encontrou produtos automotivos. Já deve ter ido numa farmácia que vendia chinelos e ração.

Profissionais inteligentes, sejam serralheiros ou vidraceiros, se atentam para esta conjuntura e oferecem o maior número possível de soluções, sejam elas com produtos e serviços de serralheiro e de vidraceiro.

Neste novo mundo, profissionais que trabalham com serralheria avançaram sobre o nicho dos vidraceiros oferecendo esquadrias já com os vidros instalados de acordo com as necessidades do cliente. Esta customização faz a diferença e incrementa a praticidade da solução.

VidraceiroVidraceiros de hoje em dia

Hoje a realidade é esta: vidraceiros são apenas vidraceiros e serralheiros muitas vezes também trabalham com vidro.

Apesar de parecer injusto, esta foi a trilha que tomou a maior parte dos profissionais, tanto os que trabalham com solda de metais quanto os que trabalham com vidro.

A única saída para esta situação em que os vidraceiros se encontram é “dar o troco”.

Precisam trabalhar também com serralheria!

A priori é o único caminho através do qual os vidraceiros conseguirão de volta a fatia perdida do mercado.

Técnico em Mecânica Industrial, com formação em Engenharia de Produção, e mantém o blog MeuSerralheiro.com.br, que tem como objetivo ensinar técnicas de serralheria para quem está começando e ajudar profissionais a melhorar suas práticas no setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui